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quinta-feira, 15 de novembro de 2012

2º Encontro de Partilhas Pedagógicas - JI A Nuvem

"Somos um mar de fogueirinhas(...) Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais(...)"

Este ano letivo  as equipas técnicas dos jardins de infância O Girassol, O Sol, O Cogumelo, O Aquário, A Nuvem e O Peixinho realizam mensalmente encontros com o objectivo de partilhar e refletir sobre as suas práticas pedagógicas. No mês de Outubro coube ao JI a Nuvem receber e dinamizar o "2º Encontro de Partilha de Práticas Pedagógicas" . 
Ao longo dos anos temos vindo a receber muitas crianças com Necessidades Educativas Especiais, com as mais variadas problemáticas, crianças com paralisia cerebral, micro e macro-cefalia, autismo, défice auditivo, trissomia 21etc. foram estas nossas experiências que quisemos partilhar
Acreditamos numa escola para todos, uma escola verdadeiramente inclusiva onde todos têm lugar, onde "Não faz mal ser diferente... ninguém é igual a ninguém"




Em Portugal o conceito de Necessidades Educativas Especiais foi introduzido  pelo Decreto-lei 319/91  que refere: as NEEs advêm de "limitações significativas ao nível da actividade e participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, aprendizagem, mobilidade, autonomia, relacionamento interpessoal e participação social..."

Em 1994 a Declaração de Salamanca (UNESCO) apresenta os Procedimentos-Padrões das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Deficiências e é reconhecida mundialmente como um dos mais importantes documentos que visam a inclusão social. 
A Educação Inclusiva advém do direito de todas as crianças, independentemente dos problemas ou deficiências que possuam, frequentarem as escolas para onde iriam se eles não existissem, consequentemente o direito a viverem na sua família, a participarem na sua comunidade, a conviverem com os seus vizinhos. 
No fundo "Incluir é apoiar o outro no seu esforço de construir vínculos  aos colegas, aos professores, à escola, às matérias, ao mundo" Leitão (2006)


Consideramos a diferença um valor que ajuda à compreensão, à aceitação dos outros, ao reconhecimento das necessidades e capacidades de cada um, contribuindo para que todos respeitem todos. Gostamos de entender a criança como um TODO e não apenas pela problemática que demonstra.

Queremos continuar a trabalhar para que "consigamos atingir o maior objetivo da educação: que é educar para a VIDA, independentemente das nossas individualidades e das nossas dificuldades" Alexsandro Rosa Soares

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